Os investimentos na saúde pública não param na cidade. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Contagem deu andamento à obra da nova UPA Petrolândia, que promete, não só maior capacidade de atendimento, mas também infraestrutura moderna para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A obra, realizada na rua Madeirão, 57, bairro Industrial São Luiz, conta com um investimento de R$8 milhões e planeja atender cerca de 300 usuários por dia. Atualmente, a nova UPA encontra-se em uma fase inicial de sua construção, estando na etapa da execução das fundações e das redes de infraestrutura. Estão sendo feitas as escavações das valas para a instalação das redes de esgoto doméstico e não doméstico, além da passagem de água pluvial.
A aplicação das caixas de inspeção de esgoto e pluvial também estão em andamento, sendo fundamentais para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem da unidade. Simultaneamente, estão sendo executados os blocos e as cintas da fundação, que já estão passando pelo processo de impermeabilização, assegurando a durabilidade e segurança da estrutura.
“A obra está sendo executada conforme o cronograma. A UPA será um marco importante para a nossa região, pois irá proporcionar um atendimento de saúde mais qualificado e confortável para a nossa população. Com um investimento significativo, a expectativa é que a UPA garanta um espaço adequado para os profissionais de saúde e um atendimento mais humanizado para nossos cidadãos.”, destacou a administradora da regional Petrolândia, Letícia da Penha
Esperançosa, a moradora Eduarda Carolina, 28, acredita que o novo prédio será referência de atendimento para a região. “Creio que quando ficar pronta, essa nova unidade irá nos trazer muitos benefícios, principalmente, uma melhora no atendimento e um maior conforto quando for preciso”, salientou.
Projeto arquitetônico
A unidade contará com consultórios, salas de medicação, triagem, exames, radiologia e outros setores para melhor atender a população da região, que atualmente conta com mais de 50 mil habitantes.